Uberlandia / MG - domingo, 13 de julho de 2025

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

ARTRITES

O que são as artrites?

Sim, não é apenas um tipo, existem varias tipos de artrites. A Artrite é uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações. As Articulações são as famosas "juntas" do nosso corpo, todo encontro de osso com osso que proporciona dobrarmos os braços e as pernas ou rodar nossa cabeça de um lado para o outro.

Por que tenho artrite?

A causa no geral é desconhecida, mas fatores geneticos e auto imunes estao envolvidos. Temos aquelas associadas a acido urico, a famosa gota, onde o controle correto dos niveis de acido urico pode melhorar as dores.

o que eu sentiria se tivesse artrite?

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, febre no local da dor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo. Pode ser artrite reumatoide, quando acomete mais em mãos e punhos. Pode ser psoriasica qdo associada a manchas na pele (psoriase).

O comprometimento da coluna lombar e dorsal é raro mas a coluna cervical é frequentemente envolvida.

As articulações inflamadas provocam sensação de estar "enferrujado" , cansaço e com o tempo da doença sem tratamento correto, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional.

Além das articulações outras partes do corpo podem ser acometidos?

Sim. Órgãos ou tecidos como a pele, unhas, músculos, rins, coração, pulmão, sistema nervoso, olhos e sangue podem apresentar alterações quando se trata de artrite reumatoide ou artrite psoriasica.

Como é o tratamento?

O tratamento medicamentoso vai variar de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade, devendo ser mais agressivo quanto mais agressiva for a doença.

Os antiinflamatórios são a base do tratamento.  Os agentes imunobiológicos passaram a compor as opções terapêuticas para casos de artrite psoriasica, artrite reumatoide e alguns casos de artrite gotosa.

Existem imunobiologicos em injeção que voce mesmo pode fazer em casa (como os diabeticos fazem a insulina, so que no maximo uma vez por semana ao inves de ser todo dia) e aqueles de tomar comprimidos, e aqui no consultorio deixamos em ultimo caso aqueles que exigem a internação do paciente em ambiente hospitalar para serem feitos.

O tratamento com antiinflamatórios deve ser mantido enquanto se observar sinais inflamatórios ou o paciente apresentar dores articulares, desde que nao haja intolerancia a medicação ou efeitos colaterais.

O tratamento medicamentoso é sempre individualizado e modificado conforme a resposta de cada doente. O condicionamento físico, envolvendo atividade aeróbica, exercícios resistidos, alongamento e relaxamento, deve ser estimulado observando-se os critérios de tolerância de cada paciente.

Nos últimos dez anos a reumatologia tem experimentado enorme progresso devido o advento dos medicamentos imunobiológicos, propiciando melhor controle da doença e prevenindo em maior amplitude as deformidades que acompanhavam as artrites auto-imunes.

 

Os imunobiologicos se mostraram de extrema utilidade nos casos de artrites resistentes a outros tratamentos e naqueles com manifestações extra-articulares da doença, como uveítes de repetição (nem todo olho vermelho é conjuntivite, consulte seu oftalmologista a cada 6 meses). 

 

Topicos da ciencia interessantes para pacientes com Artrites:


 

1) Naproxeno e ibuprofeno são os antiinflamatórios mais seguros do ponto de vista cardiovascular:

     Estudo realizado comprovou a segurança a longo prazo destes dois antiinflamatórios em relação ao risco cardiovascular.

FONTE: McGettigan P, Henry D (2011) Cardiovascular Risk with Non-Steroidal Anti-Inflammatory Drugs: Systematic Review of Population-Based Controlled Observational Studies. PLoS Med 8(9): e1001098. doi:10.1371/journal.pmed.1001098.

 September 2011 | Volume 8 | Issue 9 | e1001098. Publicado no site em 03/10/11.